Alongamento Parte I

Algumas razões para se fazer alongamentos:

  • Redução de tensões musculares e sensação de um corpo mais relaxado.
  • Melhora a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis.
  • Aumento do âmbito da coordenação.
  • Previne lesões
  • Desenvolve consciência corporal
  • Ajuda liberar movimentos
  • Ativa a circulação.

Esses alongamentos abaixo foram retirados do livro Alongue-se, da Editora Summus.

Mas lembre-se, em tudo que fizerem, façam para adorar ao Senhor, adore ao Senhor com seu alongamento, ore por cada parte do seu corpo, que é instrumento de justiça, (Rm 6.12), não brinquem, levem a sério, não disputem quem consegue ir mais longe, tenham cuidado, e não fiquem competindo para ver quem é o mais flexível, em nosso ministério esse momento é um momento também de adoração e dedicação. Deus abençoe! Líderes atenção: _Não desistam e proíbam a frase: _ Não consigo!

Abaixo uma sequência em texto e islustrativa também.

  1. Fique de frente para uma parede, ou alguma coisa que você possa apoiar-se,distancie-se desse apoio, coloque os antebraços sobre os mesmo, e apóie sua cabeça no dorso das mãos,dobre agora o joelho e leve próximo ao apoio, a outra perna deverá ficar esticada, o pé todo no chão, apontado para frente.

Agora sem mudar a posição dos pés leve o quadril levemente pra frente, enquanto a perna continua esticada e o pé todo no chão. Sustente por 20 segundos e repita do outro lado.

  1. Agora sente-se no chão, uma as solas dos pés,e segure os seus pés, na verdade eu prefiro que ao invés de você segurar seus pés, você cruze sua mãos ( a mão direita segura o tornozelo esquerdo) e segure nos tornozelos, mantendo as solas dos pés unidas, agora puxe suavemente a parte superior do seu corpo para frente, e sustente por 20 segundos.Se for possível mantenha os cotovelos apoiados na parte de fora da perna, isso ajuda a conferir o equilíbrio à postura do alongamento, não saia do alongamento com movimentos bruscos, volte devagar.
  2. A seguir estique a perna direita para o lado,incline-se para frente partindo do movimento do quadris

( vide figura abaixo), e sustente essa posição por 30segundos,crie uma sensação leve, não exagere, vá até onde você consegue. Nesse alongamento você está trabalhando a parte posterior da coxa, tendões e lado esquerdo da parte debaixo das costas.

  1. Agora repita o alongamento da virilha. Percebeu alguma mudança?
  2. Alongando a virilha deitado: Deite-se, unido os pés, deixe que os joelhos tombem para o lado,fique nessa posição 40 segundos,, não force nada o alongamento ocorrerá naturalmente.
  3. Logo depois estique as pernas, leve os braços acima da cabeça, estique braços e mãos ao mesmo tempo que estica os dedos dos pés, sustente cerca de 5 segundos, depois relaxe, você pode repetir por 3 vezes.Cada vez que você esticar, contraia suavemente os músculos abdominais,para afinar a região do meio do corpo,esse alongamento é muito bom e pode ser feito de manhã em sua cama, antes de qualquer coisa.
  4. Agora dobre o joelho e puxe em encontro ao peio, sustente por 30 segundos e repita na outra perna.
  5. Repita o alongamento de virilha deitado. 30 segundos.
  6. Agora repita os alongamentos de tendões para os dois lados. Sentiu diferença?

Agora abaixo vamos escrever algumas dicas para você:

Você deverá colocar os pés corretamente.

  • Na figura abaixo podemos ver um erro comum das pessoas ao fazerem esse tipo de alongamento, não inicie o movimento para frente a partir da cabeça e ombros. Isso irá arredondar os ombros e exercer pressão sobre a parte debaixo das costas.

1

  • Como ficar sentado, após ter se deitado: Dobre os dois joelhos e role dobre um dos lados.Apoiando-se nesse lado, use as duas mãos para empurra-se para cima, até se sentar. Assim você alivia a tensão nas costas. Como na figura abaixo.

0 Response to "Alongamento Parte I"

Powered by Blogger