Artes na Biblia


(Esse estudo foi retirado no site, do autor, Todd Farley, www.mimeistry.com)

A senhora sentada próxima a mim no trem teria acabado de destruir os fundamentos da minha existência se eu houvesse acreditado nela. Ela me disse que a representação é imprópria, não cristã e sem ligação com a igreja. Essa afirmação pode não perturbar você, mas eu sou um Ministro de Mímica.

Eu me acostumei a uma certa falta de entendimento e à resistência das pessoas às artes ministeriais, mas chegar ao ponto de alguém dizer que elas são pecado... isso é extremo demais. Então, eu me recompus e comecei com uma dissertação sobre os aparecimentos da arte na Bíblia, especialmente as artes feitas por Ezequiel. Com quatro horas de viagem pela frente, eu teria muito tempo para convence-la sobre a verdade. Quando minha palestra estava basicamente no final, a mulher olhou para mim com olhos distantes de uma pessoa que tem compaixão por um ‘maluco-beleza’. Acho que minha explanação não apenas não a convenceu, mas completamente e inegavelmente deixou aquela senhora ainda mais confusa.

Quantos de nós como o caso acima nos sentimos confusos com as expressões artísticas e as artes em geral? Dá a impressão que você tem que ser um artista para poder compreender arte. Quando você lê escrituras que são mais artísticas, você fica confuso, achando que você nunca as entenderá não importa quanto o pregador a explique? Por que no Apocalipse Jesus aparece com cabelo branco, olhos de fogo e com estrelas em Sua mão? Por que Ezequiel deitou-se de lado, queimou seu cabelo e comeu esterco de vaca? Por que Oséias casou-se com uma mulher indigna? Acho que a grande questão é por que eu deveria me importar com toda essa história de artes? O problema é entender esses ‘mistérios’. Por que eu deveria tentar entender isso e então, como eu aplico essas lições para a minha vida? O que a arte tem a ver com minha vida?

Teatro Profético e Mímica Judaica

“Eu também falei (com vocês) através dos profetas, e multipliquei visões (para vocês) e (apelei a vocês) através de parábolas representadas pelos profetas”(Oséias 12.10).

Ao longo das Escrituras, Deus usou expressões teatrais para comunicar Sua vontade e Sua palavra. Isso pode ser através da mímica, representação, histórias, parábolas, alegorias, canções, dança, comunicação por gestos, sinais, etc. A palavra de Deus é cheia de exemplos das artes ministeriais e das belas artes. Contudo, falhamos em ver o que está obviamente lá. Por quê? Simplesmente porque lemos a Bíblia ao invés de aprecia-la.

Há inúmeros exemplos de artes nas profecias. A mímica é usada mais de 40 vezes nas Escrituras. Mais de um terço do ministério de Ezequiel é feito através da Mímica Judaica. Parábolas, como forma de histórias, são usadas mais de 49 vezes. A maiorias delas foram contadas por Jesus. Parábolas, em sentido geral, são vistas mais de 250 vezes por todo o Velho e Novo Testamento. O livro de Cantares de Salomão é uma narrativa alegórica. A vida inteira de Oséias foi um teatro profético vivo. Esses são apenas alguns exemplos.

Oséias 12.10 revela muitos pontos importantes sobre as artes:
1. Deus escolheu falar conosco através das artes;
2.O artista é um ministro de Deus, separado para Deus e sob a direção de Deus;
3. O ministério das artes é um chamado profético.

Se nós podemos entender as representações e artes que aconteceram na escritura de maneira viva e dramática, ganharemos uma compreensão mais rica da Palavra de Deus, e então, de Deus.

Mímica Judaica
A mímica judaica é vista quando um profeta gesticula e se movimenta para comunicar sua mensagem. Essas mímicas são entregues de três maneiras:
1. Ações sem narrativa
2. Ações com narrativa antes ou depois
3. Ações com narrativa entregues ao mesmo tempo.

Oitenta por cento de nossa comunicação é não verbal. Isso faz da mensagem entregue com mímica poderosamente clara e muito bem comunicada. Aqueles que não ouviam mais a palavra de Deus, podiam vê-la.

Os oito mensageiros que se utilizaram de mímica são: Agabus, Ahijah, o Anjo do Apocalipse, Elisha, Ezequiel, Oséias, Isaías e Jeremias.

A mímica é usada para mostrar o julgamento de Deus (1 Reis 11.30-40), para mostrar a vontade provisional de Deus (2 Reis 13.15.19), para ilustrar julgamentos de vergonha (Isaías 20.1-6), para predizer e avisar (como visto nas profecias de Ezequiel e Jeremias*), e para deixar claros os resultados das ações de alguém (Atos 21.10-11). Esta lista pode continuar. Vamos sumarizar ao afirmar que a mímica é usada para clarificar, ilustrar e demonstrar.

As Belas Artes
Nestes dias em que Deus está restaurando todas as coisas ao seu devido lugar, veremos o ressurgimento das belas artes e do ministério das belas artes. Todas as expressões de criatividade são do Senhor, o qual sozinho é o Criador (Gênesis 1; João 1). É pelo Seu fôlego e dádiva em nós que criamos e nos expressamos artisticamente. Podemos usar de forma errônea este dom, como muitos têm feito, mas o dom ainda é de Deus. Como devemos, então, usar estes dons?“Servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém fala, fale como que entregando oráculos de Deus, se alguém minsitra, ministre segundo a força que Deus concede para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo a quem pertence a glória, e o domínio para todo sempre, amém.”
(1 Pedro 4.10-11)

Os Usos da Arte
A arte pode trazer o reconhecimento com dignidade e honra (Êxodo 28.2,3,39). Pode falar da glória dos céus, assim como o tabernáculo é uma tênue cópia da glória dos céus (Êxodo 24.9-18; 25.40; Hebreus 8.5). Todas as coisas são feitas para glorificar a Deus. Sua criação nos revela Suas verdades. Se pintarmos uma queda d’água, não temos de justificar a pintura colocando uma escritura nela (como muitos fazem). A queda d’água em si própria é um testemunho do poder e da glória de Deus (Romanos 1.20). A arte pode apenas comunicar glória, beleza e alegria as quais são características divinas. Contudo, há usos da arte que levaram o homem ao arrependimento, salvação e a uma grande revelação de Deus.

Eu gostaria de ter uma segunda chance com aquela senhora no trem. Desta vez do começo, bem do começo. Amar a Deus, que é onde tudo começa. Usar o corpo que Deus nos deu para nos expressarmos ao nosso semelhante, a Deus com as mãos levantadas e nos movimentos teatrais. Toda a arte não passa de uma extensão de nosso desejo de amar e nos comunicarmos com Deus... e todos amam...

*Mímica judaica de Jeremias e Ezequiel: Jeremias 13:1-4, 18, 19, 25:15-38; 27:1-28; 43:8-13; 51:62-64; Ezequiel 3:26-27; 4:1-17; 5:1-17; 6:1-14; 7:23-27; 12:1-6,17-28; 20:45-49; 21:1-7,12-13; 24:12-23; 32:17-21; 37:1-25

Todd Farley é reconhecido internacionalmente como um expert líder na Arte da Mímica, como professor, e mímico. Já produziu diversos livros e vídeos de histórias, teorias, filosofias e aplicações da mímica e das artes em ambientes cristãos e seculares. Como um educador ordenado ministro, e mestre em mímica, Todd tem um visão única das artes.

Fotos





Versiculo

"Quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem." Jo 4:36

Para meditar:



“Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” Mateus 6:21

Conta-se que uma mulher caminhava por uma região montanhosa com seu filhinho ainda bebê no colo. Havia muito tempo que eles estavam caminhando, estavam cansados e tinham passado fome, sede, cansaço ao longo deste caminho.

Um dia, porém, estava chovendo e a mulher encontrou uma caverna, sempre com o bebê no colo entrou na caverna e ao longe viu uma pequena luz, foi caminhando ao encontro dela e encontrou uma porta, quando se aproximou a porta se abriu e havia uma sala repleta de ouro, pedras preciosas e riquezas com as quais ela nunca havia sonhado.

Com os olhos ofuscados pela beleza de tantas riquezas, a mulher ouviu uma voz que dizia:

-Dentro de uma hora a porta por onde você entrou irá se fechar para sempre. Pegue tudo o que quiser, mas não se esqueça do que realmente importa!

A mulher colocou seu bebê no chão e rapidamente começou a pegar todo o ouro e pedras preciosas que seus braços pudessem carregar. O tempo foi passando e ela nem percebeu. Novamente aquela mesma voz repetiu:

-Pegue o que quiser, mas não se esqueça do que realmente importa!

Naquele mesmo instante a porta começou a se fechar e a mulher saiu correndo, temendo ficar presa para sempre naquele lugar. E ficou feliz ao perceber que tinha conseguido sair antes que a porta se fechasse completamente. Mas em meio aquela correria ela se deu conta de que havia se esquecido de uma coisa, o que ela tinha de mais precioso na vida: seu bebê. Então ela se lembrou da voz que dizia:

-Não se esqueça do que realmente importa!

Ela havia se iludido com toda a riqueza que talvez jamais pudesse adquirir ao longo de toda a sua vida e se esquecido do que realmente importava e agora era tarde demais, seu bebê estava perdido para sempre.

Quantas vezes em nossas vidas damos importância ao trabalho, aos estudos, às nossas conquistas materiais e nos esquecemos dos mais preciosos bens que o Senhor nos deu?

Nossa família, nossos amigos, são preciosidades...

Jesus nos deixou uma valiosa lição quando disse:

"Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?" Marcos 8:36

De que vala conseguirmos conquistar fama, reconhecimento, dinheiro e bens materiais se não tivermos o mais importante, a presença de Deus em nossas vidas e as pessoas que amamos ao nosso lado para compartilhar conosco cada conquista?

Tecnica de Ballet

Dicas: As cinco posições dos pés



As cinco posições: Definidas pelo francês Pierre Beauchamps, elas descrevem o começo ou o fim obrigatório de todos os passos, além de estarem intermediando as demais marcações. São, como já citamos, cinco:





Na 1ª posição os pés devem estar en dehors (abertos) , calcanhares se encontrando (se você for iniciante, e não consegue juntar os calcanhares, pode afastá-los um pouco); a cava do pé deve estar para cima (borda externa do pé toda no chão). Os braços ficam abaixo da altura do seio à frente, arredondados.

Na 2ª posição os pés devem ficar mais distanciados e en dehors, calcanhares afastados um do outro; a cava do pé continua para cima e a base do pé firme ao chão. Os braços agora continuam arredondados, só que abertos para os lados. Eles não devem ultrapassar dos ombros. Cuidado! A mão segue a linha do braço. Não deixe a mão caída. Fica muito feio.

Na 3ª posição é menos utilizada que as outras, e menos conhecida também. Consiste em pés en dehors, calcanhar da perna de base "colado" atrás do calcanhar calcanhar da perna à frente. O braço da perna de trás deve estar arredondado e baixo ou à frente do tronco, enquanto o braço da perna da frente fica aberto como o braço da segunda posição, sem flexionar o corpo para o lado do mesmo, podendo este ser diferente.

A 4ª posição se assemelha à terceira, mas os pés encontram-se afastados, um mais à frente do outro. Os calcanhares tem que se encontrar em linha (como na foto), ou então, se você já consegue, a ponta do pé da perna de base faz linha com o calcanhar da perna à frente e vice-versa. A preocupação na quarta posição é para que o pé não fique "torto", então deve-se mantê-lo bem aberto (isso se deve à colocação da coxa bem en dehors), seguindo o princípio da cava do pé das outras posições. O braço da perna de trás deve ficar levantado e arredondado, ligeiramente mais à frente que a cabeça, enquanto o braço da perna da frente fica aberto para o lado da perna, arredondado.

A 5ª e última posição mostra-se como uma das mais difíceis juntamente com a quarta, pois deve-se manter os pés o mais aberto possível, e as coxas às vezes impedem isto. Nela, a ponta do pé de base fica exatamente atrás do calcanhar do pé da frente, com as coxas bem juntas uma a outra. Os dois braços devem erguer-se de forma arredondada igualada, mantendo-se sempre ligeiramente à frente da cabeça e as mãos a uma distância mais ou menos de 3 a 4 dedos.

A 6ª posição, ou pés paralelos, existe, mas não como uma posição. São executados em alguns exercícios, de alongamento principalmente. Os dois pés, como o nome diz, devem ficar juntos e paralelos, apontando para a frente. Aliás, se os pés paralelos fossem a 6ª posição, porque este conjunto se chamaria "Cinco Posições".

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